1 de 2 Aurora faz show na tarde do terceiro dia de Lollapalooza — Foto: Rafael Leal / g1 Aurora faz show na tarde do terceiro dia de Lollapalooza — Foto: Rafael Leal / g1
O setor de Turismo movimentou uma quantia recorde de R$ 289,6 bilhões no estado de São Paulo ao longo de 2023, um crescimento de 28,7% em relação ao último ano.
Segundo o governo estadual, o setor, que foi um dos mais afetados pelo isolamento social durante a pandemia de Covid-19, tem se tornado responsável por uma fatia cada vez maior da economia paulista e já representa 9,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado.
“Quando a gente retomou da pandemia, a gente teve um movimento muito grande aqui no estado porque os hotéis de fora tinham várias restrições, mas isso tem se mantido ao longo desses anos e a ocupação tem melhorado cada vez mais. Vai ser um dezembro recorde pra nós”, afirmou a gerente de hotel Natali Diorio.
Um dos principais motivos são os diversos shows que ocorrem no território paulista. Somente neste ano, a capital recebeu grandes atrações, nacionais e estrangeiras, como Taylor Swift, Thiaguinho, RBD, NX Zero e Paul McCartney. Festivais como Lollapalooza, Primavera Sound e o novato The Town também atraíram uma multidão de turistas para a região.
2 de 2 Vista do palco montado para a festa de réveillon na Avenida Paulista, em SP — Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO Vista do palco montado para a festa de réveillon na Avenida Paulista, em SP — Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Neste fim de ano, a Avenida Paulista receberá sua tradicional festa de Réveillon, resultando numa maior ocupação dos hotéis da zona central da cidade de São Paulo. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis estima que a ocupação de quartos na capital deva superar os 70% para a virada.
“Não só o réveillon, mas a São Silvestre também contribui e muito para a ocupação dos hotéis, principalmente no eixo paulista. Os hotéis aqui na região da Av. Paulista estão todos com uma ocupação muito superior a 80, 90%”, diz o diretor da associação, Roberto Gracioso.